Como a alimentação saudável na primeira infância influencia na saúde do seu bêbê.

A alimentação adequada é importante em todas as fases da vida, principalmente durante a infância. A boa nutrição está diretamente relacionada com o crescimento saudável e a melhora da saúde do seu bebê. Pensando nisso, nós da IMOVAC vamos dar algumas dicas para uma alimentação saudável na primeira infância. Acompanhe!

Oferecer somente leite materno, pelo menos até os 6 meses

O leite materno é muito importante para a criança até os 2 anos, sendo o único alimento que a criança deve receber até os 6 meses, sem necessidade de água, chá ou qualquer outra substância. Começar a amamentação logo após o nascimento, na primeira hora de vida, traz benefícios para a criança e para a mãe. A composição do leite materno é única, personalizada e atende às necessidades nutricionais da criança conforme sua idade, protege contra doenças na infância e na vida adulta.

Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados a partir dos 6 meses

Nessa fase, outros alimentos saudáveis devem ser apresentados para o bebê e fazer parte de suas refeições. Para estimular o paladar da criança, os responsáveis devem apresentar a maior diversidade possível de alimentos in natura ou minimamente processados e de diferentes grupos, como feijões, cereais, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras, além de carnes.

Oferecer água própria para consumo em vez de sucos

Após os 6 meses de vida, o bebê passa a consumir água, que deve ser ofertada no intervalo entre as refeições. Em locais onde não há tratamento de água, ela deve ser filtrada e tratada com solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, misturando 2 gotas da solução para cada 1 litro de água e aguardando 30 minutos (ou conforme as orientações da embalagem) para ser consumida num período de 24 horas. Na falta do hipoclorito, deve-se ferver a água por 5 minutos antes de beber. Espere esfriar antes de ofertar à criança.

Não oferecer preparações ou produtos que contenham açúcar até os 2 anos de idade

O consumo de açúcar não é necessário e causa danos à saúde, como cáries e obesidade na infância. E, na vida adulta, pode levar a doenças crônicas, como diabetes. Por ser saboroso para as crianças, é necessário tomar certos cuidados nesta fase para que não ocorram problemas futuros.

Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança 

Os sinais de fome e de saciedade variam de acordo com a idade. E, ao perceber esses sinais, o responsável deve responder de forma ativa, carinhosa e respeitosa, oferecendo o alimento quando a criança sentir fome e parando quando ela demonstrar estar satisfeita.

Oferecer alimentação adequada e saudável também fora de casa

Refeições preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, em porções individuais, podem ser levadas para comer fora, como em passeios, festas e consultas de saúde. Isso evita a oferta de alimentos inadequados.

Seguindo esses cuidados, o seu filho terá uma alimentação saudável e evitará problemas futuros. Dicas, informações e muito mais você encontra aqui, nos vemos na próxima semana.

Fonte

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022./julho/conheca-os-doze-passos-para-uma-alimentacao-saudavel-na-primeira-infancia