Vacina Pneumocócica 13 (VPC13) – Saiba qual sua importância e quem deve tomar

A vacinação é um meio eficaz e comprovado de erradicação e prevenção de doenças pelo mundo. A vacina pneumocócica 13 (VPC 13), que é a vacina da qual falaremos especificamente neste artigo, é a responsável por prevenir doenças como a pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas por pneumococos, conhecidos em sua origem por Streptococcus pneumoniae. Para entender mais sobre essas doenças, temos um conteúdo exclusivo aqui no blog.

Como funciona a vacina?

É importante mencionar que as vacinas são inativadas, ou seja, não há possibilidade de causarem doenças. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), além de conter sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção, há 13 sorotipos de pneumococos para ajudar na prevenção de cerca de 90% das doenças graves em crianças com essas causas, e sua aplicação é feita de modo intramuscular. 

Quem deve tomar a vacina? 

É indicada para crianças a partir de 2 meses e com menos de 6 anos de idade. Após os 6 anos e aos adolescentes e/ou adultos portadores de doenças crônicas é recomendado um esquema vacinal com a VPC13 e a VPP23.

A vacinação funciona da seguinte maneira: inicia-se com 2 meses de idade, tomando 3 doses (2, 4 e 6 meses). Entre o 12º e o 15º mês, deve-se tomar uma dose de reforço (4ª dose).

Para crianças a partir dos 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas ou não vacinados, a recomendação é de uma dose única da VPC13, podendo ser complementada com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

Assim também ocorre com as pessoas acima de 60 anos: uma dose de VPC13 e uma dose de VPP23, com intervalo de 6 a 12 meses entre elas. Após os 5 anos, o imunizado pode receber mais uma dose da VPP23.

A diferença entre a VPC10, a VPC13 e VPP23

De acordo com sua numeração, a vacina pneumocócica 10 (VPC10) faz a prevenção de aproximadamente 70% das doenças graves em crianças, causadas por 10 sorotipos de pneumococos. Já com a VPC13, como mencionamos anteriormente, cerca de 90% das doenças graves são prevenidas por 13 sorotipos Streptococcus pneumoniae conjugados com a proteína CRM197.

Contudo, a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23) possui 23 tipos de pneumococos, mas não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos sem qualquer comorbidade, apenas para os que possuem aumento de risco para doenças pneumocócicas.

Os efeitos colaterais da vacina

Como a maioria dos medicamentos e imunizantes, alguns efeitos colaterais podem ser percebidos, como diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, e até febre, dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento no local da aplicação. É possível relatar, entre 1% e 10% dos casos, diarreia, vômito, erupções cutâneas e febre acima de 39ºC. Em casos mais raros, é possível chorar persistentemente, apresentar convulsões, urticária ou uma reação intensa no local. Episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH) e anafilaxia fazem parte de 0,01% até 0,1% dos casos.

Nos adultos, também pode haver dores de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, calafrios e cansaço. Há relatos de alergia grave e gânglios no braço vacinado.

A importância da vacinação

Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP),como a de Imunizações (SBIm) recomendam a vacina VPC13. A prevenção de doenças é uma medida essencial para ajudar a manter a saúde em dia. A vacinação é um meio seguro de conseguir deixar as doenças afastadas e o bem-estar vivo.

Algumas dicas para a vacinação

. Se estiver com febre, adie a vacina até estar melhor.
. Evite antitérmicos e anti-inflamatórios antes e 24 horas depois de tomar a vacina.
. Atenção caso sinta algum sintoma grave após a aplicação da vacina. Se persistir de 24 até 72 horas, investigue com o médico as possíveis causas, além da vacinação.
. Caso sinta dor no local, alivie aplicando compressa de água fria.
. Notifique o local em que foi vacinado, se houver sintomas adversos.

Onde tomar a vacina?

Na rede pública, é preciso prescrição médica para tomar o imunizante, com indicação sobre integração no grupo de risco das doenças pneumocócicas. A aplicação da vacina também é restrita aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Porém, na rede privada como a IMOVAC, está disponível para todos, tanto na clínica, como pelo nosso serviço em domicílio. Veja todas as vacinas disponíveis em nosso site e proteja-se.

Fontes

https://imovac.com.br/2022/12/08/doenca-pneumococica-sintomas-transmissao-e-prevencao/

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-pneumococica-polissacaridica-23-valente-vpp23

https://saude.abril.com.br/medicina/mais-pessoas-poderao-tomar-a-vacina-pneumococica-13-pelo-sus/