Espirros: mito ou verdade?

Espirrar é uma reação fisiológica comum que, ao longo do tempo, acumulou diversos mitos e verdades em torno de seus efeitos na saúde. Neste artigo, vamos explorar algumas dessas crenças populares e separar o que é mito do que é verdade, oferecendo informações valiosas sobre essa função natural do corpo.

Por que espirramos?

Mecanismo de Limpeza

Espirrar é uma resposta do corpo para expelir partículas irritantes e alérgenos das vias aéreas superiores, mantendo-as limpas e livres de substâncias indesejadas.

Reflexo de Proteção

O espirro é um reflexo de proteção que ajuda a prevenir a entrada de germes e substâncias irritantes nos pulmões.

Descongestionamento Nasal

O espirro também pode ser uma forma natural de descongestionamento nasal, removendo muco e irritantes das vias respiratórias.

Segurar o espirro: mito ou verdade?

Mito: segurar o espirro pode romper vasos sanguíneos

Não há evidências científicas sólidas que respaldam a ideia de que segurar o espirro pode levar à ruptura de vasos sanguíneos. No entanto, especialistas alertam que essa prática pode aumentar a pressão nas vias aéreas superiores, o que não é aconselhável.

Verdade: espirrar com os olhos abertos pode causar problemas

Ao espirrar, é comum fecharmos os olhos involuntariamente como uma resposta protetora. Manter os olhos abertos durante um espirro pode, de fato, aumentar o risco de lesões oculares.

Mito: espirrar deixa as pessoas surdas

Não há correlação direta entre espirrar e perda auditiva. Espirrar é uma ação temporária e não causa danos permanentes à audição.

SE VOCÊ ANDA ESPIRRANDO DEMAIS, MELHOR BUSCAR UM ESPECIALISTA!

Os profissionais da IMOVAC estão disponíveis para oferecer orientações precisas e tratamentos específicos. Agende uma consulta para obter informações personalizadas e garantir o cuidado necessário.

Continue acompanhando o nosso blog e siga-nos nas redes sociais para receber atualizações regulares sobre saúde, alergias e bem-estar.

SAÚDE!

Fonte:
https://www.folhape.com.br/noticias/mito-ou-verdade-segurar-o-espirro-faz-mal-para-a-saude/292333/
https://organicsnewsbrasil.com.br/mitos-verdades-espirrar-deixa-gente-surda/
https://otorrinoscuritiba.com.br/saude/por-que-espirramos.html#:~:text=Segundo%20o%20otorrinolaringologista%20Ian%20Selonke,permane%C3%A7am%20incomodando%20a%20mucosa%20nasal