Dia Nacional da Saúde

Hoje, 05/08, é o Dia Nacional da Saúde. A data é uma homenagem ao Oswaldo Gonçalves Cruz, importante médico, cientista e sanitarista que dedicou a vida a saúde pública e o saneamento básico. Ele ficou famoso por combater as epidemias da peste bubônica – popularmente chamada de peste negra -, febre amarela e varíola no Brasil.

Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz é muito conhecido por ter criado o Instituto Soroterápico Federal, que atualmente é a Fiocruz. Ele ocupou o cargo de diretor geral de Saúde Pública, o que corresponde a Ministro da Saúde nos dias de hoje. 

Combate às epidemias:

Para combater a peste bubônica, o sanitarista promoveu uma força tarefa com pessoas espalhando raticida e eliminando o lixo acumulado nas ruas com o objetivo de evitar as pulgas dos ratos,  que são as transmissoras da doença.

Também ficou famoso por combater à febre amarela. Ele foi o responsável por adotar medidas sanitárias conhecidas como “brigadas mata-mosquitos” para eliminar os focos de insetos com gases de piretro e enxofre em casas, jardins, quintais e ruas.

Vacinação:

Oswaldo Cruz promoveu uma campanha em massa de vacinação para combater à varíola. Naquela  época, os profissionais da saúde entravam na casa das pessoas para vaciná-las. Isso, porém, causou revolta na população – um episódio bastante conhecido na história como a Revolta da Vacina. Em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a população procurou os postos de vacinação. E a febre amarela foi erradicada do Rio de Janeiro em 1907.

Que tal aproveitar a data para lembrar que é importante cuidar da saúde? Afinal, saúde é cuidado diário!