Dia da Gestante e a importância da vacinação

Hoje, 15/08, é o Dia da Gestante. Você sabia que existem algumas vacinas que são fundamentais durante a gravidez e no pós-parto? É muito importante a imunização para a saúde da mãe e do bebê. Isso porque tanto na gestação quanto na amamentação os anticorpos da mulher são transferidos para o filho.

É essencial que a mãe esteja com todas as vacinas em dia para proteger o bebê em seus primeiros meses. Assim, o filho nascerá muito mais seguro e protegido! Confira a seguir algumas vacinas recomendadas. Vale destacar que isso vale para as mães que ainda não foram imunizadas ou que precisam de uma dose de reforço.

Influenza

· Indicada para proteger a mãe e seu filho contra o tipo mais comum de gripe

· Dose única que pode ser tomada em qualquer fase da gestação. Está disponível em clínicas particulares e gratuitamente para as grávidas em postos de vacinação.

Hepatite B

· Doença provoca uma inflamação do fígado e pode ser transmitida para o bebê durante a gestação ou, principalmente, no momento do parto.

· Três doses a partir do segundo trimestre de gravidez. Está disponível em clínicas particulares e em postos públicos de vacinação para as gestantes. Assim que o bebê nascer, será necessário aplicar a última dose.

Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dtpa) ou dupla do tipo adulto (dt)

· A dTpa imuniza contra difteria, tétano e coqueluche e a dT protege contra as duas primeiras doenças.

· A coqueluche é uma doença perigosa, principalmente até os três primeiros meses de vida do bebê e pode levar à morte por insuficiência respiratória.

· O tétano pode afetar mãe e filho que pode paralisar os músculos e levar à uma parada respiratória.

· A difteria, uma doença bacteriana, pode causar edema no pescoço e levar à asfixia em recém-nascidos.

· Recomenda-se duas doses da dupla adulto (dT), com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa. Vale destacar que as grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

Aproveite a data de hoje para se conscientizar sobre a importância de estar com todas as vacinas em dia. Cuide de você e, principalmente, do seu filho! Vacine-se!