Dia Nacional da Vacinação

Dia Nacional da Vacinação é celebrado no dia 17 de outubro e é uma data muito importante para conscientizar a todos sobre a importância de estar com todas as vacinas em dia para se prevenir de doenças.

A vacinação é importante em qualquer idade e não somente na infância. Existem indicações específicas para cada faixa etária e é muito importante se informar adequadamente. Por exemplo, os idosos precisam se vacinar contra gripe, pneumonia e tétano. Já a recomendação para as mulheres em idade fértil é tomar vacinas contra rubéola e tétano para evitar doenças graves ou até a morte de seus bebês.

O desenvolvimento das vacinas permitiu a redução nos gastos com internações e medicamentos. Além disso, ajudou bastante ao melhorar a qualidade e expectativa de vida das pessoas. Outra conquista significativa foi a possibilidade de erradicar doenças, como poliomielite e varíola.

Vacine-se! “É melhor prevenir do que remediar”, certo? Tratar uma doença é muito mais difícil do que estar com a imunização em dia. A vacina é capaz de proteger o corpo contra os vírus e bactérias que causam diversas doenças graves.

Fontes: 

  • http://www.blog.saude.gov.br/34572-dia-nacional-da-vacinacao.html
  • https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-vacinacao.htm