Blog
5 curiosidades sobre vacinação infantil
A vacinação das crianças é um assunto que traz muitas dúvidas para os pais. São comuns questionamentos, como: “A criança pode tomar mais de uma vacina no mesmo dia?” e “Pode vacinar a criança quando estiver doente?”. Além disso, também existem muitos mitos e verdades sobre o tema. Confira a seguir 5 fatos e curiosidades sobre a vacinação infantil.
1 – Vacina não causa a doença
É mito dizer que a criança fica doente com a vacina. Ela pode apresentar reações, como vermelhidão no corpo, mas não adoece por conta da imunização. Muitas vacinas usam o vírus vivo atenuado (que não pode causar doença) – como é o caso da catapora, sarampo, rubéola e caxumba -, mas há muito controle e segurança para que não existam riscos.
2 – Pais e filhos devem se vacinar
É muito importante que as pessoas próximas da criança – pais e babás, por exemplo – estejam com todas as vacinas em dia para que ela, assim como os adultos em volta dela, fiquem protegidos. Por exemplo, o bebê só toma a primeira dose da vacina contra coqueluche apenas com dois meses.
3 – Pode tomar mais de uma vacina por dia
Não há restrição para a quantidade de vacinas por dia. Pode-se tomar várias doses ao mesmo tempo que isso não representa riscos para a saúde. As vacinas intramusculares (injeções), que usam o vírus vivo, precisam ser administradas no mesmo dia ou com o intervalo de um mês.
4 – Tosse ou resfriado não impede a criança de tomar vacina
Se a criança estiver doente – resfriado, infecções ou tosse, por exemplo -, ela pode ser vacinada. A doença não afeta a eficácia da vacina e não deixa a criança vulnerável a reações adversas. Porém, é recomendado adiar a vacinação caso o seu filho esteja com febre maior do que 38º C.
5 – Criança que tenha sido vacinada também pode ficar doente
É possível que a criança desenvolva doenças, como a catapora, mesmo que ela tenha sido vacinada. Mas, nesse caso, ela terá menos sintomas e terá uma versão branda da doença.
Vacine os seus filhos para protegê-los das doenças e garantir bem-estar! Fique atento ao calendário de vacinação!
Fontes