A importância do Biomédico para a saúde

No último dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia do Biomédico, profissional da saúde que tem o importante papel de estudar agentes causadores de doenças, além de pesquisar medicamentos adequados para tratar enfermidades, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso esse campo da ciência é tão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Mas, afinal, você sabe o que faz um biomédico? 

Trata-se de um especialista em doenças. É o profissional capaz de reconhecer efeitos, sintomas e causas de várias doenças, auxiliando no desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos cada vez mais precisos. 

Seu trabalho é estudar uma grande variedade de doenças, realizando pesquisas e experimentos de laboratório para encontrar soros e vacinas que contribuem na cura e tratamento de doenças.  

Esse profissional exerce papel fundamental na linha de frente de enfrentamento ao Covid-19, atuando de diferentes formas, desde o diagnóstico da doença até a pesquisa para compreensão sobre o vírus, fundamental para a criação de medicamentos e vacinas.

Seja participando do desenvolvimento de testes rápidos ou laboratoriais, realizando pesquisas que contribuem para o entendimento das doenças ou participando da elaboração de vacinas, o Biomédico trabalha em parceria com farmacêuticos, médicos e enfermeiros.

Conheça as áreas de atuação do Biomédico

Análises clínicas

Análises ambientais

Análises Bromatológicas

Biologia Molecular

Genética

Microbiologia dos Alimentos

Imagenologia

Citologia Oncótica


Agora você sabe um pouco mais sobre esse profissional versátil e tão importante para a manutenção da saúde na sociedade, inclusive no desenvolvimento do calendário de vacinação. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os Biomédicos!