Volta às Aulas: Hora de Atualizar a Carteira de Vacinação!

As férias acabaram e é hora das crianças voltarem a estudar. Se o seu filho precisa ir para à escola ou se as aulas continuam online, não podemos esquecer de atualizar a Carteira de Vacinação. Por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas famílias ficaram receosas de ir aos postos de saúde, o que acabou atrasando a aplicação de novas vacinas e também o reforço daquelas que dependem de mais de uma dose. 

Esse é o momento de colocar a máscara, caprichar no álcool em gel, ter a Carteira de Vacinação em mãos e consultar quais vacinas precisam ser aplicadas, evitando que as janelas imunológicas fiquem abertas. Se o número de aplicações cai, a população fica mais vulnerável a infecções e transmissão de bactérias e vírus. 

É possível a aplicação das vacinas em casa. Diversas clínicas disponibilizam este serviço.

A vacinação, além de garantir a proteção contra possíveis doenças, também fortalece a nossa imunidade e o bem-estar de toda a população. 

Neste momento, quais vacinas podem ser aplicadas? Primeiro, é importante consultar a Carteira de Vacinação e o pediatra do seu filho. No geral, vacinas contra doenças como sarampo, meningite, coqueluche, febre amarela e as hepatites A e B são mais comuns. Além disso, assim que a campanha da vacina contra a gripe começar, toda a família precisa tomar. 

Alguns estudos apontam que, por conta da pandemia, cerca de 117 milhões de crianças podem deixar de receber vacinas em geral. Além disso, as vacinas contra a Covid-19 produzidas até o momento não apontam a imunização para crianças e adolescentes, o que pode gerar uma queda de imunidade e surgimento de novos problemas.

Aproveite então o restinho de férias ou os momentos mais tranquilos dos primeiros dias de aula e vacine o seu filho! Além de garantir o bem-estar de toda a família, também evita a proliferação de diversas enfermidades e uma vida adulta mais saudável.