Campanha de Vacinação contra gripe começa dia 12 de abril

No próximo dia 12 de abril terá início a campanha de vacinação contra a gripe 2021 que, neste ano, acontece ao mesmo tempo que a campanha de imunização contra a Covid-19. Para que não haja dúvida em relação às duas campanhas, os órgãos de saúde têm organizado as especificidades de cada uma delas para ajudar a população. 

Para o momento delicado que o país vive, é fundamental que todos se vacinem contra a gripe, garantindo imunidade. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que totaliza mais de 79,7 milhões de pessoas, até 9 de julho de 2021. Em 2020, a campanha superou a meta, vacinando 95,7% do grupo prioritário. 

Fases de vacinação e grupos prioritários:

  1. A partir do dia 12 de abril: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde;
  2. A partir do dia 11 de maio: idosos com 60 anos ou mais e professores; 
  3. Do dia 9 de junho e até o 9 de julho: pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As doses são únicas. Mas atenção, mamães e papais! Para as crianças serão aplicadas duas doses, com um intervalo de quatro semanas. Se for a primeira vez que o seu filho vai ser vacinado, as duas doses precisam ser aplicadas juntas. Assim como no ano passado, as doses que não forem aproveitadas nas primeiras três fases serão disponibilizadas para a população em geral, seguindo os critérios dos órgãos de saúde.

A campanha deste ano destaca que a vacina não pode ser aplicada simultaneamente à aplicação da vacina contra a Covid-19. Para evitar maiores problemas, as pessoas devem priorizar o imunizante contra o novo coronavírus e, duas semanas depois, procurar um posto de saúde para receber a imunização contra a gripe.

Vale lembrar que nas clínicas Imovac já é possível tomar a vacina da gripe para aplicação em uma de nossas unidades ou em domicílio. Vacine-se!

A Imovac é especializada em atendimento médico de alergia, imunidade e clínica de vacinação.

Entre em contato agora com a nossa equipe.

Agendar Atendimento

https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-gripe-o-que-muda-em-2021