Novidades sobre a vacina contra a meningite (Dia 24 é o Dia Mundial da Meningite)

O próximo dia 24 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Meningite, doença provocada pela bactéria meningococo e que tem evolução rápida, em todas as idades.

Felizmente, os cientistas conseguiram produzir e aprovar uma nova vacina que atua diretamente contra a bactéria, afastando o risco da doença. A meningite é uma doença que afeta diretamente a meninge, membrana responsável por proteger o cérebro e a medula espinhal. A transmissão se dá por secreções respiratórias de pessoas infectadas quando entram em contato com pessoas não infectadas. 

O novo imunizante é capaz de proteger ainda mais o organismo, já que previne contra quatro versões diferentes da meningococo, sendo elas A, C, W e Y. As crianças com idade a partir de 1 ano, além de adolescentes, adultos e idosos já podem ser vacinados com o novo imunizante, seja de forma primária ou com o reforço. Por enquanto, ainda não há disponibilidade da aplicação no SUS.

Além disso, pais e mães já podem consultar de que forma a nova vacina contra a meningite pode ser combinada com outras vacinas que precisam ser aplicadas durante a primeira idade dos seus filhos. 

Os principais sintomas da doença são febre alta, rigidez na região da nuca e ela afeta diretamente a consciência. Se aparecerem os sintomas, procure um médico imediatamente e lembre-se, a vacina é a forma mais segura de prevenir doenças, evitando problemas futuros.

A Imovac é especializada em atendimento médico de alergia, imunidade e clínica de vacinação.

Entre em contato agora com a nossa equipe.

Agendar Atendimento

https://saude.abril.com.br/familia/nova-vacina-afasta-a-meningite