Mitos e verdades sobre a febre amarela

Em tempos de redes sociais, devemos tomar muito cuidado com as informações que recebemos via mensagens ou em publicações, principalmente em questões que estejam ligadas à saúde.

Uma das doenças que costumam receber grande quantidade de fake news é a febre amarela. Ainda hoje, são veiculadas muitas informações incorretas ou mal embasadas sobre ela, que contribuem para a desinformação da população. Vamos esclarecer aqui algumas das principais.

A febre amarela só pode ser transmitida pelo Aedes aegypti: falso

O Aedes aegypti transmite a doença nas cidades, enquanto os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes são responsáveis pelas infecções nas regiões silvestres.

Existem dois tipos de febre amarela: Falso

Todos os casos de febre amarela são idênticos, causados pelo mesmo vírus. O que muda, em algumas regiões, é o mosquito que transmite e o hospedeiro final. Como já informamos, o mosquito que transporta a doença nas cidades é o Aedes aegypti, sendo os humanos os infectados. Nas regiões silvestres, o flavivírus é levado pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, infectando também macacos.

A doença pode ser transmitida por macacos e outras pessoas: falso

Com exceção de raríssimos casos, quando pode haver contato com sangue infectado, a febre amarela só é transmitida diretamente por meio dos mosquitos Aedes aegypti, Haemagogus ou Sabethes. O que acontece é que quando um desses mosquitos pica um primata ou humano infectado, ele se transforma em vetor de contaminação.

Para saber mais informações, busque sempre sites e redes sociais de órgãos oficiais, como os do Ministério da Saúde e da Fiocruz. Lembre-se: notícias falsas podem colocar em risco não só a sua vida, como a saúde de milhares de pessoas. Antes de compartilhar, verifique.

O Centro de Alergia e Imunologia Imovac está sempre à disposição para tirar suas dúvidas.


E não se esqueça que a vacinação continua sendo uma das melhores formas de prevenção contra a febre amarela! Se ainda não tomou todas as suas doses, marque seu horário na Imovac e venha se imunizar.

Agendar Atendimento

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1377-mitos-e-verdades-sobre-febre-amarela