Setembro amarelo: a importância de se falar sobre saúde mental

Segundo dados da OMS, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. Isso significa que o número de cidadãos que tiram a própria vida no nosso país supera o de mortes em decorrência de doenças graves, como a AIDS e o câncer. Apesar disso, o tema continua sendo um tabu.

Para conscientizar os brasileiros sobre esse assunto e a importância de cuidar da saúde mental, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza todo ano o Setembro Amarelo.

Durante todo mês de setembro, são realizadas várias ações com o intuito de trazer à luz o problema dos suicídios e incentivar as pessoas que estejam passando por problemas psicológicos a procurarem ajuda. Caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos são algumas das iniciativas que já ocorreram neste período.

Cerca de 96,8% dos mais de um milhão de casos de suicídio que acontecem no mundo têm como origem doenças mentais. A depressão é a causa principal, seguida do transtorno bipolar e de distúrbios causados pelo consumo de substâncias químicas. Por isso, leve tudo isso à sério.

Se você está passando por graves problemas emocionais e já chegou a cogitar a possibilidade de atentar contra a própria vida, desabafe com seus amigos e familiares mais próximos. Nesses casos, falar sempre é o melhor remédio.

Procure também ajuda médica qualificada, com especialistas em psicologia e psiquiatria. Você ainda pode entrar em contato com o Centro de Valorização à vida (CVV), que disponibiliza profissionais 24 horas por dia para atender de forma gratuita todos que estejam precisando conversar. O atendimento ocorre por telefone, e-mail ou chat.

Para quem quiser mais informações sobre o assunto, sugerimos a cartilha do CFM , que discute o problema do suicídio, suas causas e desmistifica preconceitos relacionados aos transtornos mentais.

Conheça mais sobre o movimento e as ações planejadas para as próximas edições no site do Setembro Amarelo: https://www.setembroamarelo.com

https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio
https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-do-suicidio
https://www.setembroamarelo.com