O que se sabe sobre a variante Ômicron

Nas últimas semanas, um assunto vem ganhando cada vez mais espaço no noticiário mundial: a recém-descoberta variante Ômicron, do Coronavírus.

Esta nova variante surgiu em Botsuana, no continente Africano, vizinho de países como África do Sul, Namíbia e Zimbábue, ainda no mês de novembro, mas só agora ganhou holofotes e preocupa os órgãos de saúde. Além de países pertencentes ao continente africano, já existem relatos de novos casos em Israel, Bélgica e Hong Kong, e até mesmo no Brasil. A rápida disseminação da Ômicron acende um alerta global.

Segundo a OMS, a Ômicron pode ser a responsável direta pelo aumento no número de casos do coronavírus no mundo, mas ainda não há evidências científicas comprovadas sobre sua transmissibilidade e efeitos.

O que a população quer saber é: qual a diferença dessa variante para as outras já descobertas?
Para criar um paralelo comparativo entre as variantes, vamos utilizar a Delta. Se confrontarmos ambas, Delta e Ômicron, as duas são altamente infecciosas, mas existem sintomas que evidenciam as diferenças. Enquanto a variante Delta causa níveis de oxigenação baixos, náuseas, perda de paladar e olfato, a Ômicron provoca fadiga, dores pelo corpo, cabeça e também tosse.

Até agora, nos casos analisados pelos órgãos de saúde, ficou constatado que a Ômicron possui mais de 50 mutações genéticas, sendo que 30 delas estão na chamada proteína “Spike”, que é considerada a “porta” que o vírus utiliza para entrar nas células. A OMS afirma que ainda não existem estudos científicos suficientes que mostrem as configurações da Ômicron, mas diversos grupos de cientistas já estão estudando o genoma e, em breve, teremos um norte mais claro sobre o assunto.
De todo modo, as medidas a serem adotadas para o combate da nova variante já são conhecidas. Evitar aglomeração, utilização de máscara e álcool em gel, e principalmente a vacinação.

Portanto, mantenha-se bem informado e com suas vacinas em dia. Isso é fundamental para a sua saúde e bem-estar, assim como da sua família e das pessoas que o cercam.

A Imovac é uma clínica especializada em Imunologia e Vacinas, e tem como propósito melhorar a sua qualidade de vida. Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário!
Link clicável direcionando para a conversa do WhatsApp.

Fontes

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/covid-19-o-que-se-sabe-ate-agora-da-variante-omicron
https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/11/29/omicron-o-que-se-sabe-sobre-a-nova-variante-do-coronavirus.ghtml
https://www.istoedinheiro.com.br/entenda-as-diferencas-entre-as-variantes-omicron-e-delta/