Alergia ao calor: o que é, sintomas e tratamentos

Alergia ao suor: o que é, sintomas e tratamentos

Você provavelmente já ouviu alguém falar que possui alergia ao calor ou ao suor. Isso realmente existe e é mais comum do que imaginamos. 

Neste artigo, iremos mostrar-lhe o que é essa alergia, quais são os sintomas e a melhor forma de tratamento. Confira abaixo:

O que é 

A alergia ao suor, também chamada de urticária colinérgica, se trata de uma reação a situações onde a temperatura corporal e a sudorese aumentam. Esse tipo de alergia é desencadeado por estímulos físicos, como calor e suor. 

Todavia, na maioria das vezes, não é uma doença grave. É mais recorrente em jovens de 15 a 25 anos, com predisposição imunológica ou não imunológica, e genética, a esse quadro; mas pode aparecer em qualquer idade, além de ter tendência a ficar mais leve com o tempo.

Causas e Sintomas

Como falamos acima, essa alergia se dá por meio de estímulos físicos, que podem ser um banho quente, calor, suor, exercícios físicos, roupas muito apertadas e até mesmo estresse psicológico.

Entre os principais sintomas estão:

  • bolinhas pequenas com círculo vermelho;
  • coceira;
  • e, em alguns casos, podem aparecer placas vermelhas.

Além de sintomas mais raros:

  • edemas;
  • dor de barriga;
  • dor de cabeça;
  • e, em casos graves, queda de pressão arterial e síncope.

Tratamento

O tratamento pode ser feito de maneira simples, evitando banhos muito quentes, hidratando a pele com cremes que possuem ação calmante, bebendo muita água, usando roupas leves e evitando a transpiração excessiva.

Porém, em casos mais severos, essas ações podem não ser suficientes. Por isso, é necessário realizar um diagnóstico feito por um médico, pela anamnese do paciente e exame físico.

A Imovac é especializada em atendimento médico de alergia e pode ajudá-lo! Caso precise de mais informações sobre o tratamento, entre em contato com a nossa equipe.

Fonte

https://www.tuasaude.com/alergia-ao-calor/
https://loja.fleurity.com.br/blogs/blog/alergia-ao-calor