Dia da imunização: a importância de se vacinar.

No dia 9 de junho, é comemorado o dia da imunização, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia, com o intuito de diminuir a chance de se contrair doenças como caxumba, gripe, covid, sarampo, tétano, entre outras. 

Mas, afinal, qual a importância de se vacinar? Iremos explicar no próximo tópico. 

A importância de se vacinar

As vacinas são substâncias produzidas em laboratório, com o objetivo de gerar anticorpos e assim “treinar” o nosso sistema imunológico contra a doença.

Além de preparar o organismo para responder a uma infecção, a vacinação também ajuda a amenizar a intensidade dos sintomas e protege todas as pessoas de uma comunidade, já que o risco de transmissão diminui. Por isso, se imunizar não é somente uma questão de saúde do indivíduo, mas da sociedade. As vacinas são capazes de erradicar doenças, como foi feito com a varíola e a poliomielite. Recentemente, a dedicação que vimos para produzir uma vacina contra a COVID-19, de forma emergencial, também teve o objetivo de diminuir o contágio, a fim de que a doença não se espalhasse mais e, assim, pudesse ser finalmente contida.

Conheça a IMOVAC

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte