Junho vermelho: entenda a importância de doar sangue.

Em junho, é realizada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue e, assim, atrair mais pessoas para realizarem esse ato de amor. Um dos motivos para a campanha ocorrer nesse período é devido à maior escassez nos estoques de sangue, que registram uma diminuição no número de doadores no Brasil durante o mês. 

O ato de doar sangue é de extrema importância, já que, em uma única doação, até três pessoas podem ser beneficiadas. Porém, segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue regularmente no Brasil, chegando  a apenas 1,8% e, assim, ficando abaixo do ideal estimado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que é de 2% da população, como o índice necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

Torne-se um doador de sangue e salve vidas! 

O que preciso saber para doar

  • É necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos só podem doar se autorizados por um responsável;
  • Maiores de 60 anos precisam ter doado sangue pelo menos 1 vez antes;
  • É preciso pesar, no mínimo, 50kg;
  • Estar bem descansado e não estar de jejum. Caso vá doar após o almoço, é necessário esperar o período de 3 horas;
  • Sempre levar um documento com foto (CNH, RG, entre outros);
  • Caso esteja com sintomas gripais ou suspeita de COVID-19, é preciso esperar até o final dos sintomas;
  • Não podem doar: usuários contínuos de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas; grávidas que estão há 3 meses no pós-parto ou amamentando; portadores de malária, doença de Chagas ou que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, e pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis.

A doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco. No site do Ministério da Saúde e do Hemocentro da sua cidade, você encontra todas as informações necessárias para ser um doador.

Conheça a Imovac

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.

Fontehttps://www.saude.mg.gov.br/hpv/story/12910-junho-vermelho-a-importancia-da-doacao-de-sangue-em-tempos-de-pandemia

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/11/geral/533350-menos-de-2-da-populacao-doa-sangue-regularmente-diz-ministerio-da-saude.html