Blog
Doença pneumocócica: sintomas, transmissão e prevenção.
Doenças pneumocócicas são aquelas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Pneumonia, meningite e otite (inflamação aguda do ouvido) são exemplos de doenças que podem ser causadas por essa bactéria.
A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue (bacteremia – disseminação da bactéria pelo sangue/sepsis – infecção generalizada) e na membrana que reveste o cérebro (meningite). Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização ou, até mesmo, à morte.
Transmissão
As bactérias são disseminadas através de gotículas de saliva ou muco; como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. Estas pessoas podem ser portadoras do pneumococo sem apresentar sinais ou sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas. Os portadores mais frequentes são as crianças pequenas.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, pescoço, ouvido, peito e garganta, febre, dificuldade para respirar, sensibilidade à luz e tosse constante.
A presença de alguns desses sintomas pode classificar algumas das doenças que essa bactéria pode causar, por isso é sempre importante buscar um médico para entender de qual delas se trata e como prosseguir.
Fatores de risco
Pacientes mais suscetíveis a infecções pneumocócicas graves e invasivas são:
- aqueles com doenças crônicas (p. ex.: doenças cardiorrespiratórias crônicas, diabetes, doença hepática, alcoolismo);
- aqueles com imunodeficiência ou imunossupressão
- x.: HIV);aqueles com asplenia anatômica ou funcional;
- aqueles com anemia falciforme;
- aqueles que moram em instituições de internação prolongada;
- fumantes;
- aborígenes, nativos do Alasca e certas populações de índios americanos;
- idosos, mesmo aqueles sem doença de base, tendem a apresentar um prognóstico pior nas infecções pneumocócicas.
Cuidados e prevenção
Além da higiene, é fundamental que as pessoas mantenham hábitos saudáveis, como boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos, além de não descuidar de doenças existentes, como cardiopatias, diabetes, hipertensão e qualquer enfermidade que afete o sistema imunológico.
A vacina é também um meio de prevenção contra as doenças pneumocócicas e, nesse quesito, nós da IMOVAC somos especialistas.
Cuide-se com a Imovac
Na IMOVAC, você pode agendar a sua vacinação quando quiser, ou melhor, recebê-la em sua casa. Para mais informações, clique no botão abaixo e entre em contato conosco.
Entre em contato!Fonte