Cuidados no verão – Previna-se contra as doenças mais comuns da estação.

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, com altas temperaturas, diversão e férias. Mas a estação também pode trazer algumas ameaças à saúde. Por isso, para saber como se proteger e aproveitar a temporada de praia e piscina ao máximo, é preciso ficar de olho nas doenças mais comuns no verão.

Pensando nisso, nós da IMOVAC trouxemos esse alerta, com algumas doenças que são comuns na estação e modos de se proteger para aproveitar o seu verão ao máximo. Acompanhe.

Desidratação

Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão, devido ao aumento da transpiração. As altas temperaturas do verão, aliadas à baixa hidratação, podem causar problemas. Para evitá-los, consuma pelo menos 2,5 litros de água ao dia e frutas como melancia, abacaxi e mamão.

Insolação

A exposição excessiva ao sol pode causar dor de cabeça, tontura, vômito ou náuseas, palidez, desmaio e queimaduras na pele – sintomas de insolação. A proteção da pele com filtro solar, permanência na sombra, uso do chapéu ou boné e de roupas para minimizar o contato com o sol são as principais formas de prevenção da doença.

Intoxicação alimentar

Todos sabem que comer certos alimentos sem saber a origem (comprados em barracas ou de vendedores na praia, por exemplo) não ajuda a se manter longe da intoxicação alimentar, que é uma das doenças comuns no verão. Esse mal pode ser causado por diversos microrganismos que se proliferam em alimentos malpassados ou malconservados – e podem ter “efeito” rapidamente, quando as bactérias já estão presentes no alimento, ou levar mais tempo, quando a bactéria coloniza o intestino.
Pessoas de qualquer idade podem desenvolver intoxicação alimentar (e sintomas como vômito e diarreia podem levar dias ou semanas para desaparecerem). Evitar comidas duvidosas: se for passar o dia na praia, dê prioridade a preparar os seus alimentos em casa. Isso pode salvar um verão.

Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como: dores, manchas pelo corpo e febre alta, e que pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. O verão, uma estação de chuvas e tempo quente, é muito propício para a reprodução e desenvolvimento desse mosquito, que cresce em águas limpas e paradas. Por esse motivo, é preciso investir ainda mais pesado em medidas de prevenção nesse período.

As melhores formas de prevenir essa doença incluem medidas individuais para evitar as picadas e medidas coletivas para eliminar os criadouros do mosquito, por exemplo:

  • evitar se expor a lugares abertos, no fim da tarde, quando há um número maior de mosquitos em busca de alimento;
  • utilizar repelente de insetos e mosquiteiro;
  • manter barris, tonéis e caixas-d’água limpos e bem tampados;
  • colocar areia até a borda dos vasos de planta;
  • não jogar lixo em terrenos baldios.

Micose

Trata-se de uma doença de pele causada por fungos e pode atingir unhas, pele e até o couro cabeludo. As micoses podem ser superficiais, quando atingem apenas a camada externa da pele, ou profundas, quando se espalham pela corrente sanguínea. Para nada disso perturbar no verão, alguns cuidados são essenciais; tudo o que tiver a ver com umidade, por exemplo, precisa ser observado. Enxugar bem o corpo após o banho, não pisar descalço em áreas públicas, como vestiários e piscinas, e não usar roupas, toalhas ou artigos pessoais, como esponjas, que estejam úmidos ou que sejam desconhecidos.

O verão é uma época muito aguardada para todos, os dias são mais longos e a diversão é a ordem desses dias maravilhosos. Hidrate-se, cuide da sua pele e desfrute da estação preferida dos brasileiros.
E conte sempre com a IMOVAC.

A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento, para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte
https://www.boaconsulta.com/blog/7-doencas-mais-comuns-no-verao-para-voce-ficar-de-olho/