Nova onda de covid-19. Entenda por que surgem novos casos da doença.

A pandemia global de Covid-19 foi o grande mal na última década, o mundo parou. 

Foram milhares de mortos no mundo, milhões de casos. Mas, com a união de vários países e de excelentes profissionais, foram desenvolvidas vacinas para que a vida voltasse à sua normalidade.

Entretanto, mesmo com a vacinação avançada ao redor do mundo e os cuidados bem conhecidos, novos casos surgem a todo momento e sempre nos perguntamos o porquê.

Acompanhe este conteúdo e entenda os motivos para a tal “Nova Onda”.

Variantes e subvariantes

As subvariantes são mutações dos coronavírus. A BQ1, por exemplo, é “descendente” da BA.5, que era uma das prevalentes em todo o mundo, junto com a BA.4. Todas subvariantes da variante ômicron.

Alguns especialistas dizem que a transmissibilidade da BQ.1, assim como da XBB, tende a ser maior do que a de outras variantes que já circulam no país.

Quais são os sintomas dessas variantes?

Segundo os médicos, apesar das novas cepas do vírus, os sintomas da covid-19 continuam sendo os mesmos de antes.

É preciso atentar se há:

– coriza;

– dor de garganta;

– tosse;

– dor no corpo;

– mal-estar;

– febre.

Os sintomas podem aparecer isoladamente ou todos juntos. Pessoas imunizadas com todas as doses contra a doença e que não têm idade avançada ou problemas de saúde tendem a apresentar sintomas mais leves, sem evolução para casos graves. Para saber se é covid-19, influenza ou apenas um resfriado comum, é preciso fazer um teste laboratorial.

As vacinas já existentes são eficazes contra as variantes e subvariantes.

As vacinas contra covid-19 já administradas (Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac, etc.) têm proteção contra a nova variante, mas o nível de eficácia é menor. Segundo a OMS, o risco de reinfecção (pegar covid-19 de novo) pode ser mais elevado com a BQ.1 e a XBB.

Por esse motivo, se faz necessário um ciclo de vacinação completo; não só com as doses primárias, mas também com as doses de reforço.

A resistência à vacinação

Mesmo com as campanhas de vacinação, muitas pessoas ainda insistem em não se vacinar contra a Covid-19, uma decisão individual que impacta todos coletivamente. Tendo em vista que a pessoa que não se vacina coloca sua vida em risco – por se tratar de uma doença que, se agravada, pode levá-la à morte – e também por ser um transmissor em potencial do vírus, podendo infectar mais pessoas.

De acordo com a última pesquisa, 2% dos entrevistados não têm a pretensão de se vacinar, outros 2% não sabem se irão se vacinar ou não. 

Por esse motivo, reforçamos o nosso compromisso com a saúde de todos e o nosso pedido: vacine-se, incentive a vacinação e conte com a IMOVAC para a sua proteção. 

Conheça a IMOVAC.
A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento, para mais informações ou para agendar um horário.

Fonte
https://www12.senado.leg.br/tv/programas/noticias-1/2022/12/nova-onda-da-covid-recomendacao-e-tomar-vacinas-ja-disponiveis-ate-a-chegada-dos-novos-imunizantes