Tecnologias digitais em saúde – Aliando seu bem-estar às novas tecnologias

A saúde digital consiste em uma nova forma de atuação da medicina, aplicando abordagens e ferramentas digitais em seus processos. As inovações já estão presentes em clínicas, consultórios e hospitais.

A perspectiva é de que novos recursos poderão aparecer para o atendimento, consulta e, também, para subsidiar informações para novos investimentos na área. A pandemia trouxe a inovação e digitalização dos processos em torno do atendimento e do uso do sistema de saúde. Essas inovações resultam em processos mais ágeis e eficazes. A IMOVAC deixa você informado sobre alguns desses novos processos, acompanhe.

Novos recursos para atendimento em saúde

A telemedicina é a principal tendência para os próximos anos, quando se fala em saúde no Brasil. Os serviços de teleconsulta já estão consolidados, e os pacientes já estão se adaptando aos benefícios desse novo modelo, sendo uma das grandes oportunidades de investimento desse setor.

Junto ao atendimento, os laudos médicos a distância também estão se consolidando: por meio de certificados digitais, estes laudos possuem a mesma credibilidade do que os laudos emitidos presencialmente e podem ser armazenados em nuvem, em acessos futuros para compor um diagnóstico mais preciso.

Relacionamento mais próximo entre médico e paciente

Com o uso de tecnologias como 5G e Internet das Coisas, é possível aproximar médicos e pacientes, de modo a simplificar o monitoramento de seus dados vitais, frequência cardíaca, nível de glicose, calorias ingeridas e gastas, horas que os medicamentos são ingeridos, entre outros pontos.

Um sistema de saúde digital pode ajudar, por exemplo, a identificar os tratamentos ideais mais facilmente ou a detectar doenças em um estágio inicial, facilitando o diagnóstico e posterior tratamento.

Inteligência artificial na análise de dados

A inteligência artificial pode ajudar os profissionais de saúde a tomarem decisões concretas e melhor embasadas, de modo a oferecerem melhores tratamentos.

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada em sistemas de saúde digital, de modo a automatizar tarefas por meio do aprendizado de máquinas de alta tecnologia.

Uma dessas aplicações tem relação com o faturamento hospitalar, uma das atividades mais críticas da operação de saúde e que normalmente leva tempo e necessita de muita atenção.

Agora, na prática, a inteligência artificial pode ajudar as instituições a analisarem grandes volumes de dados, unindo insights dados pelos próprios pacientes que ajudem na construção de uma análise preditiva de suas condições, tudo de maneira rápida.

A telemedicina vai substituir a consulta presencial?

Não. Esse é um dos pontos que mais traz polêmica ao debate sobre o uso da telemedicina. Diferente do que muitos imaginam, o atendimento remoto não tem a pretensão de substituir o contato presencial entre médico e paciente.

A telemedicina vem como uma ação complementar às práticas comuns da medicina tradicional, dessa forma, é necessário lembrar que nada pode substituir o exame físico do paciente, sendo esta a melhor maneira de avaliar o seu estado de saúde.

Este conteúdo foi uma breve explanação do futuro que nos aguarda, quando falamos em medicina. Seus objetivos são: facilitar tanto os diagnósticos como os tratamentos; e estar conectado a essas tecnologias é de extrema importância.

Por esse motivo, nós da IMOVAC estamos sempre atualizando nossos consultórios e nossos profissionais para melhor atendê-los em suas necessidades.

Conheça um de nossos consultórios e nossos serviços personalizados!

Nosso consultório

Fonte
https://conhecerseguros.com.br/tecnologias-digitais-em-saude-tendencias-para-2023/#:~:text=A%20telemedicina%20ainda%20%C3%A9%20a,oportunidades%20de%20investimento%20desse%20setor.