Caderneta de vacinação desatualizada: e agora?

A caderneta de vacinação é o seu passaporte para uma vida imunizada de diversas doenças virais. E é por isso que trouxemos um artigo especial falando sobre a sua importância e por que devemos mantê-la sempre devidamente atualizada.

Atente-se às dicas que trouxemos aqui para que você possa atualizar a sua caderneta de vacinação!

Qual o propósito da Caderneta de Vacinação?

A caderneta de vacinação é um documento importante e essencial para a saúde pública e individual. Ela registra todas as vacinas que você recebeu ao longo da vida, desde o nascimento até a idade adulta. A sua função principal é garantir que as pessoas recebam todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ela também permite que os profissionais de saúde acompanhem e avaliem a sua situação e, como mencionamos anteriormente, a manutenção da saúde pública; ajudando a conter possíveis surtos ou epidemias, além de eliminar o risco de retorno de algumas doenças erradicadas.

Outra função da caderneta de vacinação é a garantia de que as doses corretas das vacinas sejam aplicadas. Algumas vacinas necessitam de mais de uma dose para garantir a proteção adequada contra determinadas doenças, e a caderneta de vacinação registra a data de cada dose aplicada, garantindo que você receba todas as doses necessárias.

Por fim, a caderneta de vacinação também permite que o indivíduo saiba quais vacinas já foram tomadas, facilitando a identificação de possíveis reações adversas ou efeitos colaterais.

Por que você deve manter a sua Caderneta de Vacinação atualizada?

A vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra diversas doenças e é importante lembrar que a imunização não só protege você, que recebe a vacina, mas também contribui para a proteção da comunidade ao seu redor.

Sendo assim, a caderneta funciona como um documento importante para a realização de viagens internacionais, já que muitos países exigem que o viajante esteja com as vacinas em dia. Deixar a sua caderneta de vacinação desatualizada, pode ser um fator impeditivo para que você faça a viagem dos seus sonhos!

No Brasil, a caderneta de vacinação é um documento oficial que registra todas as vacinas recebidas desde o nascimento até a idade adulta. Porém, muitas pessoas não sabem como atualizá-la e acabam perdendo a oportunidade de se proteger contra diversas doenças.

Confira aqui* o calendário de vacinação do Ministério da Saúde!

O que devemos fazer para atualizar nossa Caderneta de Vacinação?

A primeira coisa a ser feita para atualizar a caderneta de vacinação é verificar quais vacinas estão em falta. Isso pode ser feito entrando em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, que é responsável pela aplicação das vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Outra opção é entrar em contato com a própria IMOVAC! É importante lembrar que a IMOVAC pode aplicar todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que as vacinas podem variar de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de cada indivíduo.

Algumas vacinas podem necessitar de mais de uma dose para garantir a proteção adequada. É importante seguir o calendário de vacinação e comparecer à UBS, nas datas estipuladas, para a aplicação das doses subsequentes.

É importante ressaltar que a vacinação é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que todas as vacinas disponíveis no PNI são gratuitas. Portanto, não há motivo para deixar de atualizar a caderneta de vacinação por falta de recursos.

A IMOVAC ajuda você a atualizar a sua Caderneta de Vacinação!

Quando você visitar uma de nossas sedes, é necessário levar a sua caderneta de vacinação para que nossos profissionais possam avaliar qual a melhor forma de atualizá-la. Se a sua caderneta estiver desatualizada ou perdida, nossos profissionais poderão recomendar a realização de uma avaliação da situação vacinal para identificar quais vacinas estão em falta.

Após a avaliação da sua situação vacinal, recomendamos quais vacinas devem ser aplicadas e em qual ordem. É importante seguir as orientações e tomar todas as vacinas sugeridas para garantir a proteção adequada contra as doenças.

Ficou com alguma dúvida? Procure a IMOVAC!Aqui no nosso site, você encontra todas as vacinas que estão em nosso portfólio e todas as formas de contato e os endereços de nossas sedes. Será um prazer receber você e sua família para avaliarmos a situação vacinal de todos e lhes proporcionar uma saúde forte por meio de uma imunização eficaz!

Fonte

https://www.uol.com.br/vivabem/faq/carteira-de-vacinacao-e-se-eu-perdi-da-para-tirar-2-via-e-essencial.htm

https://maximune.com.br/carteira-de-vacinacao-atualizada/#:~:text=Para%20atualizar%20a%20carteira%20de,recomendado%20para%20se%20manter%20protegido

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao (Link para o calendário de vacinação do Ministério da Saúde mencionado no texto)*