As origens das alergias que desenvolvemos e os tipos de tratamentos existentes.

Alergia a pólen, pelos de animais, alimentos e até a suor. Como essas reações se desenvolvem e como é o tratamento para quem sofre com elas no dia a dia?

As alergias são uma resposta do sistema imunológico a substâncias alérgicas que entram em contato com o nosso corpo. Seu desenvolvimento se dá de forma imediata ou gradual, a depender do grau de sensibilização de cada pessoa.

Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de alergia e entender os mais diversos tratamentos disponíveis.

Tipos de Alergia

Alergia respiratória: uma das alergias mais comuns, possui sintomas como coceira no nariz, espirros, tosse, congestão nasal e até falta de ar. Entre as suas condições estão a rinite e asma. Pode ser desencadeada por ácaros, mofo, pelos de animais, pólen e poluição do ar.

Alergia alimentar: os sintomas variam de leves, como coceira na boca e inchaços, a graves, como dificuldade para respirar e choque anafilático. Sua origem vem de alimentos como leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes, trigo e frutos do mar.

Alergia cutânea: causadora de erupções, coceira intensa e vermelhidão na pele, tem como exemplos a dermatite atópica e a urticária. Os alérgenos como substâncias químicas, cosméticos, plantas e picadas de insetos podem desencadear tais reações.

Alergia ocular: olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento excessivo podem ser sinais de conjuntivite alérgica, que pode ser causada por exposição à poeira, pólen, pelos de animais, entre outros alérgenos.

Alergia a picada de insetos: vermelhidão, inchaço no local, coceira intensa, urticária e até choque anafilático (em casos graves) são alguns dos sintomas que picadas de abelhas, vespas, formigas e mosquitos podem causar em quem tem a condição.

Tratamentos

O melhor tratamento para alergia depende de cada tipo e gravidade da reação. Por isso, é fundamental consultar um especialista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Abaixo, listamos algumas das abordagens mais comuns:

Evitar alérgenos: fazer ajustes em sua dieta, evitar certos ambientes ou usar produtos hipoalergênicos, procurando sempre evitar o alérgeno desencadeante, em muitos casos, é a melhor forma para tratar ou reduzir a alergia.

Medicamentos: em casos de inflamação, dores, entre outros sintomas das alergias que causam desconforto, medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes, corticosteroides e broncodilatadores são frequentemente usados.

Vacinação: para os casos mais graves, a imunoterapia, também chamada de “vacinação alérgica”, pode ser recomendada. Este tratamento envolve a administração controlada do alérgeno para aumentar a tolerância do corpo ao longo do tempo.

Consulte sempre um especialista e conte com a IMOVAC!

A IMOVAC faz diversos tipos de testes alérgicos para identificar a origem de sua alergia. Consulte um dos nossos profissionais de saúde para obter orientações precisas para o seu caso específico. Agende sua consulta e receba o cuidado necessário para melhorar sua qualidade de vida.Não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de tudo relacionado a alergias, saúde e bem-estar.

Fonte:
https://magscan.com.br/blog/alergia/
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-os-principais-tipos-de-alergia-e-saiba-como-se-prevenir/
https://www.thermofisher.com/diagnostic-education/patient/br/pt/understanding-allergies.html.html#:~:text=A%20alergia%20ocorre%20quando%20seu,chamada%20histamina%20e%20outras%20subst%C3%A2ncias