Por que a vacina da Herpes-Zóster é tão importante para idosos?

Com o passar dos anos, nosso sistema imunológico perde parte de sua capacidade de reagir com rapidez e eficiência, o que nos torna mais vulneráveis ​​a certas infecções. Uma delas é o Herpes-Zóster, ou “cobreiro”, que merece atenção especial. Causado pelo mesmo vírus da catapora — o Varicela-Zóster —, ele permanece inativo no organismo por décadas e pode se reativar na fase mais avançada da vida, especialmente quando a imunidade é mais baixa.

O que é Herpes-Zóster?

Após uma infecção por catapora, geralmente na infância, o vírus permanece no corpo e se mantém inativo. Com o passar do tempo e o declínio natural da imunidade, ele pode ser reativado e causar o Herpes-Zóster. Essa condição causa erupções na pele, acompanhadas de dor nevrálgicas (nos nervos) e, muitas vezes, de sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, ardor, coceiras locais e parestesias (formigamentos, agulhadas, adormecimento, etc). A dor pode ser intensa e durar meses após o desaparecimento das lesões, em um quadro chamado neuralgia pós-herpética.

O Herpes-Zóster pode ainda causar complicações graves como infecções bacterianas na pele, danos neurológicos que podem afetar o equilíbrio, fala, deglutição e movimentos do corpo e até a diminuição da quantidade de plaquetas.

A importância da vacinação para os idosos

Para pessoas com mais de 50 anos, a vacinação é recomendada por especialistas como uma forma segura e eficaz de prevenir o Herpes-Zóster e suas complicações. Dados indicam que uma vacina contra o Herpes-Zóster pode reduzir em até 51% o risco de desenvolver a doença e em até 67% o risco de neuralgia pós-herpética. A vacina atua estimulando o sistema imunológico a manter o vírus sob controle, prevenindo sua reativação mesmo em fases de imunidade reduzidas.

Estudos demonstraram que, com a vacinação, o sistema imunológico dos idosos é reforçado o suficiente para reduzir as chances de o vírus se manifestar e causar dores prolongadas. Além de proteger contra o Herpes-Zóster, a vacina diminui o risco de desenvolver complicações graves que podem afetar a visão e o sistema nervoso, além de minimizar as dores crônicas e os impactos psicológicos que uma doença pode causar.

Por que os idosos devem se vacinar?

Em pessoas mais idosas, a dor crônica causada pelo Herpes-Zóster pode ser extremamente debilitante, comprometendo a qualidade de vida ao limitar as atividades cotidianas e impactar o bem-estar físico e emocional. A vacinação, recomendada a partir dos 50 anos, é uma medida eficaz para reduzir tanto o risco de desenvolver a doença quanto de sofrer com a neuralgia pós-herpética. Além de prevenir a reativação do vírus, a vacina também oferece proteção contra complicações graves associadas à doença.

Proteja-se com a IMOVAC!

Para quem deseja viver essa fase da vida com saúde e tranquilidade, a vacinação contra o Herpes-Zóster é um investimento valioso. Na IMOVAC, oferecemos a vacina contra a doença e uma equipe pronta para tirar suas dúvidas e orientá-lo(a) para o cuidado com sua saúde e imunização.

Agende já sua vacinação e proteja-se contra o Herpes-Zóster! 
Continue acompanhando nosso Blog e siga-nos nas redes sociais para receber mais informações sobre saúde pública e prevenção de doenças.

Fonte:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes
https://bvsms.saude.gov.br/herpes-zoster/#:~:text=Herpes%20Zoster%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,mesmo%20que%20provoca%20a%20catapora