Pneumonia: por que ela é tão perigosa em idosos? Como se prevenir contra a doença?

Embora seja conhecida por muitos e considerada uma doença comum, a pneumonia pode representar uma ameaça significativa para a saúde de pessoas de todas as idades. Mas é particularmente nos idosos que ela pode se tornar ainda mais preocupante.

Neste artigo, vamos entender por que a pneumonia representa uma ameaça tão séria para essa faixa etária e quais medidas podem ser tomadas para prevenir essa condição potencialmente fatal.

Conhecendo a pneumonia

A pneumonia é uma infecção dos pulmões que pode ser causada por diversos agentes:  bactérias, vírus, fungos ou outros microrganismos. Essa infecção pode causar uma inflamação, levando a sintomas como tosse, febre, dificuldade para respirar e dor no peito. A doença pode variar de leve a grave e ser até mesmo fatal.

Gravidade em idosos

Os idosos enfrentam um risco aumentado quando contraem pneumonia. Isso se deve a uma série de razões. São elas: 

  1. sistema imunológico enfraquecido: à medida que envelhecemos, o nosso sistema imunológico tende a se tornar menos eficaz na luta contra infecções. Isso significa que, quanto mais velho, maior a possibilidade de um corpo ter dificuldades em combater agentes infecciosos responsáveis pela pneumonia.
  1. condições de saúde subjacentes: é comum, com o avanço da idade, encontrar pessoas com condições médicas subjacentes, como doenças cardíacas, pulmonares ou diabetes. Essas doenças tornam o corpo menos capaz de combater infecções.
  1. diminuição da função pulmonar: com o passar dos anos, os pulmões podem perder parte de sua capacidade funcional, o que pode tornar os idosos mais propensos a desenvolverem infecções respiratórias, como a pneumonia.

Prevenção

Embora a pneumonia seja uma doença séria, existem maneiras eficazes de reduzir os riscos de desenvolvê-la. A vacinação é a principal forma de prevenção, por isso é recomendada a aplicação combinada das vacinas pneumocócica 13 e pneumocócica 23 para as pessoas acima dos 50 anos. Manter-se ativo, saudável e evitar o tabagismo são algumas outras atitudes que podem também ajudar a fortalecer o sistema imunológico e proteger os pulmões contra infecções.

Cuide-se com a IMOVAC

A IMOVAC disponibiliza as vacinas pneumocócicas específicas, projetadas para crianças, adolescentes e, principalmente idosos, contra as cepas mais comuns da doença. Entre as opções disponíveis estão as vacinas pneumocócicas 13, 15 e 23. Entre em contato agora mesmo para conhecer cada uma delas e agende o seu horário para proteger você e a sua família.Acompanhe o nosso blog e siga-nos nas redes sociais para receber mais informações sobre saúde e bem-estar. E lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!

Fonte:
https://saude.abril.com.br/medicina/alta-mortalidade-de-idosos-por-pneumonia-serve-de-alerta-para-vacinacao
https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/11/pneumonia-as-5-complicacoes-da-doenca-que-podem-levar-a-morte.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2023/03/pneumonia-pode-ser-mais-grave-em-idosos-entenda.shtml