Blog
Verão: Doenças comuns e vacina para preveni-las
Chegamos ao verão e, com ele, além do sol, férias, sombra e água fresca, é necessário tomar alguns cuidados importantes nessa que é a estação mais quente do ano, pois é quando podem surgir doenças infecciosas e contagiosas.
Entre dezembro e março, a proliferação de vírus e bactérias é maior que nos outros períodos devido às condições climáticas. Esses vírus e bactérias, em contato com o nosso organismo, podem causar sérios problemas e diminuir a qualidade de vida. Mas a boa notícia é que é possível evitá-los com bons hábitos e, claro, a vacinação.
Confira algumas doenças comuns no verão:
Rotavírus:
Mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade, pode causar vômitos, febre e desidratação. É transmitido via fecal-oral por contato direto, água, objetos e alimentos. Para prevenir, é recomendada a vacinação. Atualmente, há duas opções: vacina oral monovalente (VRH1) e oral atenuada pentavalente (VR5), que se diferem pela quantidade de vírus “enfraquecidos” em sua composição.
Destina-se a bebês de 6 semanas a 8 meses, sendo a primeira dose dada obrigatoriamente até os 3 meses e 15 dias e a última dose até os 7 meses e 29 dias.
Hepatite A:
Pode causar febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados, é comumente transmitida pelo contato fecal-oral entre indivíduos, ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus HAV.
A imunização é recomendada às crianças, a partir de um ano de idade, sendo a 2ª dose aplicada seis meses após a primeira.
Febre Amarela:
É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos.
A vacina contra febre amarela é recomendada para crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos, ou então em casos de viagem nacional ou internacional para as áreas de risco.
A Imovac é uma clínica especializada em imunologia e vacinas, e tem como
propósito melhorar a sua qualidade de vida.
Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário.
Fonteshttps://imunovidavacinas.com.br/como-prevenir-doencas-comuns-do-verao-2/