Blog
Dia da Vacina BCG – Conheça a sua importância.
Texto
A vacina BCG, que protege contra a tuberculose – doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis – foi criada em 1921, por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome desta que é uma das vacinas mais conhecidas em nosso país.
Os Sintomas
Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.
Além dos pulmões, a tuberculose afeta também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Transmissão
Indivíduos saudáveis e infectados podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva da garganta. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, de forma grave e generalizada.
Prevenção
Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, desde o nascimento até os 4 anos de idade.
A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).
No Brasil, depois de mais de uma década, voltaram a surgir casos graves e até mesmo mortes causadas pela tuberculose. Isso reforça ainda mais a necessidade da vacinação.
Conheça a IMOVAC.
A IMOVAC é uma clínica especializada em vacinas e imunologia. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações ou para agendar um horário.
Fonte