Coronavírus: Tudo que você precisa saber para se prevenir

Coronavírus: Tudo que você precisa saber para se prevenir

Quando o assunto é saúde pública mundial, o Coronavírus está na primeira página, no título das manchetes, no topo dos jornais, nos primeiros minutos dos telejornais, nas primeiros resultados de busca na internet. Apesar de tudo isso, as autoridades dizem que não é necessário alarde. Isso tudo pode parecer bem contraditório, então que tal esclarecer suas dúvidas e sanar suas preocupações com informações essenciais para se prevenir?

Então vamos lá! Primeiro podemos sim, ficar mais tranquilos porque ainda não há nenhum caso confirmado no Brasil e não estamos na estação do ano mais propícia à propagação de doenças respiratórias. Mas isso não é razão para você se descuidar. As nossas experiências (dos brasileiros) anteriores com epidemias virais, deixaram nosso sistema de saúde mais alerta e menos despreparado para possíveis futuras epidemias. A comunidade médico-científica está monitorando dia após dia a progressão do Coronavírus, de modo a proporcionar um diagnóstico mais ágil e preciso.

Mas muitos se perguntam “Com o que estamos lidando?” E realmente é um ponto importante a entender para se cuidar melhor. Pertencente à família viral CORONAVIRIDAE, a nova mutação do vírus surgiu em dezembro de 2019, causa infecções respiratórias em humanos e animais. A sua transmissão ainda está sendo investigada, mas já foi constatado que assim como a gripe, o Coronavírus se propaga por meio de: secreções, espirro ou tosse e contato interpessoal, incluindo objetos e superfícies contaminados pelos portadores do vírus.

Mas como ficar alerta e detectar a doença precocemente? Anotem os principais sintomas: febre, tosse e dificuldade para respirar. Idosos podem não apresentar estes sinais. Medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios também podem camuflar os sintomas. Contudo, os cuidados para se prevenir são simples, sem mistério, então não tem desculpa. São eles:

  • Higienize frequentemente as mãos
  • Evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas
  • Use máscaras (em caso de sintomas)
  • Evite aglomerações em ambientes fechados

Cuidado nunca é demais. A prevenção é sempre o melhor caminho! 

Fonte: https://mailchi.mp/dorconsultoria/coronavirus-994981