Cuidados para se vacinar sem risco na pandemia da Covid-19

Em meio à pandemia da Covid-19, houve uma queda considerável de pessoas se vacinando no país e no mundo. No Brasil há mais de 3.500 casos de sarampo somente neste ano. Sem a devida imunização, há risco de algumas doenças consideradas eliminadas, como a poliomielite, ou controladas, como o sarampo, passem a representar um perigo para a população.

Pensando nisso, a Unicef, SBIm e Sociedade Brasileira de Pediatria criaram uma cartilha para ajudar a orientar a vacinação segura em meio à pandemia. Confira a seguir cinco dicas para profissionais de saúde e a população.

1. Planeje-se

Devido à pandemia da Covid-19, é ainda mais importante planejar a sua visita ao posto de vacinação ou à clínica de vacinação particular. Dê preferência para os estabelecimentos que estiverem mais próximos da sua casa, faça um agendamento, se possível, ou procure saber quais horários têm menos movimento para evitar aglomeração.

2. Proteja-se

Adote todas as medidas de higienização ao ir ao posto de vacinação ou clínica particular de imunização. É importante usar máscara da forma correta, evitar tocar em objetos e lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel. Além disso, mantenha uma distância segura de dois metros de outras pessoas.

3. Informe-se

Antes de se deslocar desnecessariamente, procure se informar se o posto de vacinação próximo a sua casa ou a clínica de vacinação particular está aberta para atender ao público. Em meio à pandemia da Covid-19, alguns estabelecimentos podem estar com uma operação reduzida para evitar aglomeração.

4. Cuide-se

Caso esteja com os sintomas da Covid-19, não é recomendado se deslocar para um posto de vacinação ou clínica particular de imunização. Não há contraindicação de tomar as doses, mas é importante cuidar da sua saúde e procurar acompanhamento médico caso os sintomas piorem.

5. Antecipe-se

Em meio à pandemia da Covid-19, é ainda mais relevante se informar antecipadamente para saber quais doses faltam para completar seu esquema vacinal, seja para reforço ou atualização, antes do deslocamento ao posto de vacinação ou clínica particular de imunização.

Gostou das dicas? É muito importante adotar todas as medidas de higiene e distanciamento social em meio à pandemia da Covid-19, inclusive quando há necessidade de tomar alguma vacina.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/familia/vacinacao-na-pandemia-de-coronavirus-5-dicas-pra-tomar-as-doses-sem-risco/