Verão: Doenças comuns e vacina para preveni-las

Chegamos ao verão e, com ele, além do sol, férias, sombra e água fresca, é necessário tomar alguns cuidados importantes nessa que é a estação mais quente do ano, pois é quando podem surgir doenças infecciosas e contagiosas.

Entre dezembro e março, a proliferação de vírus e bactérias é maior que nos outros períodos devido às condições climáticas. Esses vírus e bactérias, em contato com o nosso organismo, podem causar sérios problemas e diminuir a qualidade de vida. Mas a boa notícia é que é possível evitá-los com bons hábitos e, claro, a vacinação.

Confira algumas doenças comuns no verão:

Rotavírus:

Mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade, pode causar vômitos, febre e desidratação. É transmitido via fecal-oral por contato direto, água, objetos e alimentos. Para prevenir, é recomendada a vacinação. Atualmente, há duas opções: vacina oral monovalente (VRH1) e oral atenuada pentavalente (VR5), que se diferem pela quantidade de vírus “enfraquecidos” em sua composição.

Destina-se a bebês de 6 semanas a 8 meses, sendo a primeira dose dada obrigatoriamente até os 3 meses e 15 dias e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

Hepatite A:

Pode causar febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados, é comumente transmitida pelo contato fecal-oral entre indivíduos, ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus HAV.

A imunização é recomendada às crianças, a partir de um ano de idade, sendo a 2ª dose aplicada seis meses após a primeira.

Febre Amarela:

É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos.

A vacina contra febre amarela é recomendada para crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos, ou então em casos de viagem nacional ou internacional para as áreas de risco.

A Imovac é uma clínica especializada em imunologia e vacinas, e tem como

propósito melhorar a sua qualidade de vida. 

Confira seu cartão de vacinação e entre em contato com nossa equipe para tirar qualquer dúvida ou agendar um horário.

Fonteshttps://imunovidavacinas.com.br/como-prevenir-doencas-comuns-do-verao-2/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2011/12/doencas-comuns-no-verao-podem-ser-evitadas-por-meio-de-vacinas-veja-se-as-suas-estao-em-dia-3609702.html