Blog
Você conhece a vacina ACWY?
Ela é responsável pela prevenção de meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y , que dão o nome à vacina: ACWY.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno; e das virais, na primavera e verão.
Em sua composição, a vacina ACWY contém antígenos formados por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y, conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxóide tetânico ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM-197. Pode conter também sacarose; trometamol; fosfato de potássio dihidrogênio; sacarose; cloreto de sódio; fosfato de sódio dihidrogenado monoidratado; fosfato dissódico hidrogenado diidratado; cloreto de sódio e água para injeção.
Quem deve tomar a vacina
É recomendado o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes e adultos. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada.
Quantas doses devem ser administradas
Para crianças, a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade; com duas doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade.
Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente e ACWY, são recomendadas duas doses, com intervalo de cinco anos.
Para adultos, dose única.
A IMOVAC protege você e sua família contra a meningite
Em nossos laboratórios, você recebe todas as doses recomendadas para a sua faixa etária e com todo o suporte necessário. Acesse nosso portal e saiba mais sobre a vacina ACWY!
Mais sobre a vacina ACWYFonte